quinta-feira, 27 de agosto de 2020

13 dicas para um eficiente trabalho multitarefas

13 dicas para um eficiente trabalho multitarefas

Por Mário Hermes Stanziona Viggiano

No lavoro do arquiteto, do administrador ou do designer, frequentemente nos deparamos com a necessidade de trabalhar em vários projetos simultâneos.

É difícil priorizar, bem como saber dosar a quantidade de tempo que devemos doar a cada projeto.

Na era do deslumbre digital, precisamos focar, porém, sem perder a ternura analógica jamais!

Preparei algumas dicas para a realização de um eficiente trabalho que envolve várias tarefas ou projetos simultâneos:

1. Faça uma lista dos trabalhos em andamento, escreva ou imprima e tenha sempre à mão (só armazenado no computador não serve) – vá consultando sempre;

2. Se você é da geração de menos de 40 anos e teve toda a sua formação voltada para o microcomputador, tablete e celular, esqueça um pouco essas tecnologias. Trabalhe mais com a cabeça e as mãos (escrevendo, desenhando, falando, cantando). Nosso cérebro opera com padrões de rede e a melhor forma de se expressar em termos de velocidade e com menor perda de informações é de forma analógica, com a escrita, o desenho e a fala;

3. Tenha sempre um papel branco à mão para escrever as ideias de sua mente – guardanapo, papel higiênico, folha A4 – está bom, pode usar o bloco de notas do celular, desde que tenha a tela branca, mas, depois, passe para o papel, pois essa passagem ajuda a internalizar e retornar ao “modo analógico”. Usar o gravador para descrever as ideias também é uma boa opção;

4. Armazene cada projeto ou trabalho em uma pasta “L” transparente, mesmo que o projeto tenha outras pastas mais volumosas no arquivo físico ou digital, que vão receber as informações de cada trabalho. Essas pastas transparentes você deve levar sempre à mão, na valise de trabalho. Elas vão servir para você colocar as anotações e desenhos que fez e acessar a todo o momento, com a transparência ajudando a identificação rápida do conteúdo;

5. Faça Mapas Mentais sempre que tiver um tempinho. Quando não tiver o tempo, faça assim mesmo;

6. Faça Listas de Checagem para tudo, de forma compulsiva. Se quiser digitalizar suas listas, use um aplicativo nefelibata, simples e eficiente como o Trello;

7. Sempre tente colocar o prazo de execução ou a data de entrega do trabalho na Lista de Checagem. Esse exercício ajuda a mente a ir se organizando para ajustar o tempo de execução das tarefas;

8. Priorize a saúde e a família em detrimento de qualquer trabalho. Sem os dois primeiros em ordem, o trabalho já era!

9. Prepare um Banco de Ideias, na forma de lista numerada, e coloque todas, veja bem, todas as ideias que tiver, mesmo as mais malucas. Essas crazy things com certeza serão uteis no futuro, já que as mudanças de nosso mundo globalizado ocorrem em velocidades “quânticas”;

10. Até o Multitarefas tem que priorizar. Porém, somente priorize um trabalho de cada vez. A prioridade como ferramenta perde o sentido a partir do segundo trabalho elencado;

11. Os trabalhos que não foram priorizados não podem ser totalmente parados. Mesmo trabalhando na prioridade, reserve uma pequena parte das horas disponíveis de cada dia para organizar os outros trabalhos, anotando ideias, coletando insights, pesquisando na WEB ou, simplesmente, pensando neles;

12. Faça caminhadas diárias. Além de ser bom para a saúde, é um momento de reflexão importante. Leve consigo um bloquinho com aquele pequenino lápis que deixou de ser usado no escritório e anote tudo que surge nos pensamentos;

Por fim,

13. Tenha a mão um bom estoque de lápis de grafite mole, a partir do 4B. E, fundamental, um apontador elétrico último tipo.

Nenhuma tecnologia substitui o prazer de rabiscar com um lápis bem apontado!



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