Os Tijolos de Solocimento são preparados a partir de uma máquina manual de prensagem que, com uma mistura de terra, cimento e água, prensa a massa formando um tijolo que é seco ao tempo. A proporção de água da mistura é estudada de forma a deixar o tijolo com a consistência ideal para secar sem rachar. A terra ideal deve ter baixas quantidades de Silte. Os Tijolos de Solocimento são uma excelente opção para construções com tijolo aparente e apresentam uma relação custo/benefício positiva em habitações mais econômicas. Outra importante vantagem é que, pelos furos do tijolo pode-se fazer passar a fiação com significativa economia em eletrodutos aparentes. Em constuções térreas pode-se ainda fazer as paredes Autoportantes com laje tipo Radier racionalizando a aplicação de pilares e vigas de concreto.
Bioarquitetura, Água da chuva, Energia solar, Terraarquitetura, Hortas orgânicas, Sementes Crioulas, Produtos sustentáveis, Reúso de materiais, Técnicas construtivas, Materiais sustentáveis, Arquitetura Bioclimática, Sistemas produtivos, Vida autossuficiente, Compostagem, Arquitetura vernácula, Eficiência energética e Método de projeto
domingo, 27 de novembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Superadobe
O chamado SUPERADOBE é preparado através do enchimento de sacos contínuos com terra úmida. Os sacos são empilhados formando uma parede espessa. A parede resultante possui alta inércia térmica e grande estabilidade. A técnica de superadobe caracteriza-se por baixo custo do material e alto custo de mão de obra e por isto é indicada para a execução em construções sociais executadas pelo sistema de mutirão.
Assinar:
Postagens (Atom)